segunda-feira, 10 de junho de 2013

1º Grupo de Artilharia Antiaérea de Autodefesa da FAB realiza exercício no Sul

1º Grupo de Artilharia Antiaérea de Autodefesa da FAB


Visando capacitar as Unidades Táticas de Defesa Antiaérea da Força Aérea Brasileira (FAB), iniciou-se no dia 04 de junho o Exercício Operacional Antiaérea I, na Base Aérea de Canoas (BACO). O Exercício tem como finalidade proporcionar o treinamento operacional do 1º Grupo de Artilharia Antiaérea de Autodefesa (1º GAAAD) para o emprego na defesa aeroespacial da Copa das Confederações 2013. A atividade se estende até 8 de junho e empregará mais de 200 militares, que exercitarão as funções dos diversos sistemas de Defesa Antiaérea: sistema logístico, de comunicações, de alerta antecipado e de armas.

As aeronaves F-5M Tiger do 1º/14º GAV, H-60L Black Hawk do 5º/8º GAV e o A-29 Super Tucano do 3º/3º GAV simularão ataques à BACO, que será protegida por Unidades de Tiro de Defesa Antiaérea, com emprego do míssil IGLA-S, de origem russa.

O comandante do 1º GAAAD, Tenente-Coronel de Infantaria José Roberto Queiroz Oliveira, ressaltou sobre a importância do exercício na preparação da tropa para a segurança de grandes eventos como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. “Esta é uma oportunidade de se empregar sinergicamente as Defesas Antiaéreas da FAB e do Exército Brasileiro num treinamento único, com economia de meios, podendo-se elevar a capacidade operacional das Forças Armadas participantes na proteção da do espaço aéreo, consequentemente, da sociedade brasileira”, disse o comandante.

O exercício contará também com a participação dos Destacamentos do Controle do Espaço Aéreo de Canoas (DTCEA-CO) e de Porto Alegre (DTCEA-PA), além do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (3ºGAAAe) do Exército Brasileiro, sediado em Caxias do Sul (RS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...