quarta-feira, 5 de junho de 2013

Polícia do DF recebe dois veículos blindados para Copa das Confederações

Blindado Centurion
Blindado Centurion fabricado pela Centigon

O batalhão de choque da Polícia Militar do Distrito Federal apresentou nesta quinta-feira os seus novos blindados Centurion fabricados pela empresa Centigon em Barueri que irão ajudar a polícia a realizar ações em eventos com grandes aglomerações de pessoas  eles vão ser usados no esquema de segurança da Copa das Confederações.

Os veículos possuem câmeras precisas que permitem identificar rostos e placas de carro num raio de mais de 300 metros. Cada um dos dois Centurion custou R$ 1.625 milhão e substituirá um blindado que possui 21 anos

Segundo a tenente-coronel Cynthiane Santos, o projeto foi elaborado para atender as necessidades do DF há dois anos e, desde então, a produção dos veículos foi acompanhada por policiais que visitaram a fábrica da Centigon em São Paulo.

Os blindados, que transportam até 21 pessoas, serão utilizados na vigilância de eventos, como nos jogos da Copa das Confederações e da Copa de 2014. 

Polícia do DF faz simulação de protesto e testa veículos blindados


Policiais à paisana participaram de uma falsa manifestação. Eles interditaram uma rua com pneus e galhos de árvore em chamas. Após uma simulação de ataque aos policiais, o patrulhamento tático tentou negociar com os manifestantes. Não houve sucesso e tiros de borracha e bombas de efeito moral foram disparados.

Depois de duas tentativas sem conseguir controlar os manifestantes, os carros blindados da polícia foram acionados. A tropa só avançou depois que jatos d' água foram lançados nos manifestantes. O limpa-trilhos removeu a barricada. Toda a ação levou cerca de cinco minutos.

Depois de dispersados os manifestantes, a via foi liberada. A simulação contou ainda com a perseguição de suspeitos com viaturas. Motos foram a locais onde os carros não conseguiam entrar.

Os veículos são equipados com canhão de água que alcança até 50 metros e que ainda são capazes de combater pequenos incêndios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...