sábado, 1 de junho de 2013

O vice-presidente dos Estados Unidos Joe Biden declara que o Brasil já é um país desenvolvido

Dilma Rousseff e o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse considerar que o Brasil não é mais um país em desenvolvimento, mas um país desenvolvido. Em declaração à imprensa no Palácio do Itamaraty em Brasilia, Biden afirmou que ele e o presidente Barack Obama estão ansiosos pela visita da presidente Dilma Rousseff aos EUA em outubro.

"A presidente Dilma é uma líder que olha com foco de raio laser para as questões que são mais importantes ao povo brasileiro", afirmou. "Agora compreendo o porquê de o presidente Obama achar que a presidente Dilma é uma parceira tão boa."

Biden afirmou esperar que 2013 marque o início de uma nova era nas relações entre Brasil e Estados Unidos. "Palavras não nos levarão a isso, temos muito a fazer, mas estamos a caminho", afirmou. "Discutimos uma agenda ambiciosa para cobrir essa lacuna", acrescentou.

O vice-presidente dos Estados Unidos ressaltou ainda que conversou com a presidente Dilma Rousseff e com o vice-presidente Michel Temer sobre a remoção de barreiras ao comércio e afirmou que não há razão para não multiplicar por cinco vezes o comércio entre os dois países.

Também foram discutidos assuntos na área de energia renovável, pré-sal e gás de xisto. Biden disse que os Estados Unidos aplaudem a iniciativa do Brasil de ter perdoado a dívida dos países africanos. "O Brasil não é mais emergente. Suas ações mostram como o Brasil emergiu", afirmou. "O mundo tem muito o que aprender com o sucesso brasileiro. Acho que vocês subestimam o profundo impacto que o sucesso de vocês nos últimos 15 anos causou ao mundo."

Biden disse que o Brasil "tirou das sombras" a violência contra a mulher. Segundo ele, o governo brasileiro adotou ações para que as denúncias de abusos aumentassem. Ele citou ainda os abrigos para as vítimas. "Colocar luz ao abuso de mulheres é a única forma de acabar com o abuso", afirmou. "O melhor desinfetante é a luz do sol."

Biden recomenda que brasileiros deixem de se subestimar e acreditem no país


“Os brasileiros subestimam a profundidade do seu êxito no mundo”, ressaltou Biden, que concedeu declaração à imprensa ao lado do vice-presidente Michel Temer, após reunião com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. “O Brasil mostrou que não é preciso escolher entre a democracia e o desenvolvimento sustentável.”

Em outro momento ele diz "Acho que vocês subestimam o profundo impacto que o sucesso de vocês nos últimos 15 anos causou ao mundo."

Biden diz que EUA estudam tempo menor para brasileiro obter visto

“Já conversei com nosso embaixador [no Brasil] para encontrarmos uma maneira de passar de 12 semanas para dois ou três dias o tempo necessário para se obter um visto. Para isso, nós estamos dobrando o número de funcionários que temos à disposição em nossos consulados. Nós queremos os brasileiros viajando para os Estados Unidos, não apenas para fazer compras, mas para nos ver, para nos entender”, enfatizou Biden.

Biden se cala sobre Conselho de Segurança


O vice brasileiro, Michel Temer, reiterou o pedido de apoio dos Estados Unidos para um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Apesar disso, Biden preferiu não comentar o tema.

“Não deixei de mencionar o interesse já a essa altura reiterado de ingressar no Conselho”, afirmou Temer. Biden manteve silêncio sobre o assunto.


http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2013/05/31/interna_politica,368977/biden-recomenda-que-brasileiros-deixem-de-se-subestimar-e-acreditem-no-pais.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...