quinta-feira, 25 de julho de 2013

Base Aérea de Natal recebe novo contador de tiro aeroterrestre da FAB

Contador de tiro aeroterrestre


O estante de tiro de Maxaranguape (RN) conta a partir deste mês com o primeiro sistema de contagem de tiro aeroterrestre que utiliza rádio frequência na comunicação entre alvo e torre de controle. Com o novo equipamento será possível ter mais rapidamente os resultados alcançados com as campanhas de tiro realizado por aviões e helicópteros em missões de treinamento.

A ação foi iniciada em junho pelo Parque de Material Bélico do Rio de Janeiro (PAMB-RJ), e finalizada no início de julho, disponibilizando o estande para o treinamento dos pilotos.

O novo sistema, totalmente informatizado, conta com um software que capta as ondas de choque produzidas pelos projéteis e as transformam em sinais, que são enviados por meio de rádio frequência a um "transceiver", dispositivo que combina transmissor e receptor, instalado na torre de controle de tiro. Na torre, um computador mostra ao operador a quantidade de tiros disparados, os acertos no alvo e a localização exata desses acertos.
Segundo o Tenente Luiz Carlos de Oliveira Motta, que coordenou a implantação do sistema e o treinamento dos militares que farão a manutenção dos equipamentos, o software processa os dados e possibilita imprimir e arquivar, por piloto, as missões realizadas.

"O investimento em equipamentos modernos e precisos, mais a capacitação de recursos humanos feita pelo PAMB-RJ, alavanca o treinamento das equipagens de combate da Força Aérea, aperfeiçoando as missões com emprego de tiros aeroterrestres", assegurou o Tenente Motta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...