sábado, 27 de julho de 2013

Deputado ensina a comprar votos e difamar adversários

Deputado Aelton Freitas


Uma reportagem do Fantástico, da TV Globo, mostrou na noite deste domingo um vídeo em que o deputado Aelton Freitas (PR-MG) dá uma aula sobre como disputar uma eleição. O parlamentar explica como comprar votos e difamar os adversários na disputa.

Antes de ser eleito deputado, Freitas foi senador — substituiu José Alencar, que deixou oSenado para assumir a vice-presidência da República, em 2003, informou a reportagem.

O vídeo, em que o deputado aparece em um restaurante em Capetinga, no interior de Minas Gerais, foi gravado em setembro do ano passado, às vésperas das eleições municipais.

Para comprar voto, Freitas sugere a "técnica do cartãozinho", em que cartões com valor de R$ 100 cada seriam distribuídos. O valor seria pago só se o candidato fosse eleito.

Outra lição é sobre boatos contra adversários, para o qual Freitas sugere criar um "esquadrão da fofoca", que circularia em locais públicos para falar mal do concorrente.

Por fim, o deputado mineiro orienta os aprendizes a usar a verba das emendas parlamentares para beneficiar os municípios onde obteve mais votos.

Procurado pelo Fantástico, o deputado disse que deu as declarações em uma "reunião fechada entre companheiros", onde "de repente a gente fala muita coisa que não deve, que não pode". Ele também informou que não sabia que o papo estava sendo gravado.

Freitas negou que tenha ensinado a comprar votos na eleição municipal de Capetinga e afirma que jamais pagou para que votassem nele, concluindo que a gravação não passou de uma "brincadeira".

Uma cópia do vídeo, informou a reportagem, foi entregue anonimamente ao Ministério Público em Minas, que enviou o material para a Procuradoria Geral da República. A Câmara, que está em recesso, não se manifestou sobre o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...