segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Projeto RDS (Rádio Definido por Software) terá núcleo de desenvolvimento em Campinas



A Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) inaugurou em Campinas, São Paulo, o Núcleo de Desenvolvimento de Tecnologia de Defesa, no dia 15 de agosto, cuja âncora é o Projeto RDS, Rádio Definido por Software. Esse projeto, que conta com a participação de várias ICTs militares das Forças Armadas, é uma iniciativa do Ministério da Defesa e cuja gerência está sob a responsabilidade do Centro Tecnológico do Exército (CTEx)

O novo departamento da instituição vai contribuir para a evolução e criação de novas tecnologias voltadas para a defesa e a segurança no país. O núcleo terá 30 engenheiros dedicados ao projeto e trabalha em parceria com o CTEx que alocou no Projeto RDS mais de 20 engenheiros. A união prevê o desenvolvimento da tecnologia do RDS para atender demandas de comunicações das três Forcas Armadas. O projeto RDS da Defesa tem previsão para durar 10 anos, mas os primeiros resultados já deverão ser obtidos com três anos.


O Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, General de Exército Sinclair Mayer, declarou que a tecnologia em desenvolvimento pode ser considerada um passo intermediário para ferramentas ainda mais avançadas. Contudo, a ideia é que a solução atual leve as Forças Armadas brasileiras a outro patamar, ao promover a interoperabilidade entre Marinha, Exército e Aeronáutica, com estabilidade e segurança entre as comunicações militares, pois através da plataforma definida por software é possível colocar recursos como a criptografia.

O RDS permitirá que Marinha, Exército e Aeronáutica possam se comunicar diretamente, sem que para isso tenham de recorrer aos meios de comunicação civis, o que aumenta a segurança das transmissões, facilita a logística das operações e garante maior flexibilidade para estruturação do uso das frequências para a área de defesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...