sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Brasil avança em compra de sistemas antiaéreos russos

Pantsir-S1


O ministro da Defesa, Celso Amorim, recebeu nesta quarta-feira o ministro da mesma pasta da Rússia, Sergei Shoigú, com quem analisou as negociações em curso para a compra de sistemas antiaéreos russos, das quais disse que estão 'muito avançadas'.

Amorim explicou a jornalistas que 'falta afinar alguns detalhes técnicos', que serão discutidos por uma missão brasileira que viajará para Moscou 'dentro de um ou dois meses'.

As negociações começaram em fevereiro e estão concentradas na possível aquisição de três baterias russas de mísseis antiaéreos do tipo Pantsir-S1 e de outras duas do modelo Igla.

A operação pode chegar a um valor de cerca de US$ 1 bilhão e inicialmente esperava-se concretizá-la antes da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, para reforçar a segurança durante o evento, o que já não será possível.

Fontes do Ministério da Defesa explicaram que, no entanto, a meta agora é que o contrato seja firmado no início de 2014 e que o material seja entregue alguns meses depois, com o que já estaria no Brasil para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Amorim disse que outro assunto tratado com Soigu foi uma possível cooperação russo-brasileira para a fabricação de aviões de combate de quinta geração, mas esclareceu que seria um projeto em longo prazo.

O Brasil teve a renovação de sua frota de caças de combate Mirage, cuja vida útil chega até dezembro, adiada, de acordo com o próprio Ministério da Defesa.

Por isso, o país convocou há mais de uma década uma licitação para a compra de 36 novos caças-bombardeiros, a cuja fase final chegaram os Rafale da empresa francesa Dassault, os Gripen NG da sueca Saab e os F-18 Super Hornet da americana Boeing.

Apesar da urgência da Força Aérea, a licitação está suspensa por razões orçamentárias, embora Amorim tenha reiterado hoje sua confiança em que a decisão possa ser tomada em um curto prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...