domingo, 27 de outubro de 2013

Serra nega ter tido conversa com ex-diretor da Alstom em São Paulo

José Serra (PSDB)


O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) negou ontem que tenha mantido conversas com o ex-presidente da multinacional francesa Alstom no Brasil José Luiz Alquéres sobre a reabertura da Mafersa, atual Alstom Lapa.

Reportagem publicada ontem pelo jornal O Estado de São Paulo revelou e-mail escrito por Alquéres a diretores da empresa em 2004 em que o então presidente da Alstom Brasil afirmava que o “o novo prefeito recém-eleito participava das negociações que vão nos permitir a reabertura da Mafersa como Alstom Lapa”.

A negociação está sendo investigada pelo Ministério Público de São Paulo no âmbito da apuração dos contratos da multinacional francesa no setor de transportes públicos em São Paulo, sob suspeita de corrupção.

Serra disse que a Prefeitura de São Paulo, que comandou entre 2004 e 2005, nunca comprou “um parafuso” da Alstom, e afirmou que a multinacional já havia reativado a Mafersa antes de sua chegada ao cargo.

“Ele (Alquéres) disse no e-mail que eu tinha sido eleito prefeito de São Paulo, que tinha boas relações comigo e que eu via com bons olhos que a Alstom reativasse uma empresa chamada Mafersa”, afirmou Serra. “A prefeitura não comprou um parafuso da Alstom ou de qualquer empresa ferroviária.”

O ex-governador afirmou conhecer Alquéres, que não comanda mais a Alstom no Brasil, mas que não esteve com ele. Serra fez as declarações em Salvador, onde participou de palestra a convite da Associação Baiana de Supermercados.

Investigação


O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou que a corregedoria e a controladoria do Estado têm a recomendação de investigar, “doa a quem doer”, a informação de que a Alstom recomendou o uso de um lobista -investigado pelo Ministério Público- para obter êxito em licitações do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).


“Pode ser funcionário, ex-funcionário, quem for. O que recomendamos é investigação rigorosa, não um vazamento seletivo”, afirmou.
Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2013/10/25/noticiasjornalpolitica,3152227/serra-nega-ter-tido-conversa-com-ex-diretor-da-alstom-em-sao-paulo.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...