segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Centro Tecnológico do Exército conclui a instalação do equipamento semi-industrial de produção de fibras de carbono



Em novembro do corrente ano, O Centro Tecnológico do Exército concluiu a instalação do equipamento semi-industrial para a fiação de piches de petróleo, principal etapa do processo de produção de fibras de carbono, galgando mais um degrau no prosseguimento do projeto.

No dia 6 de dezembro, o Gen Bda Claudio Duarte de Moraes, Ch CTEx, e integrantes do Projeto Carbono receberam uma comitiva do Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES), da PETROBRAS, com a finalidade de conhecer o novo equipamento. O grupo era composto pelo Sr. Oscar Chamberlain, Gerente Geral de P&D em Abastecimento; Sra. Raquel Coutinho, Gerente de P&D em Hidrorrefino e Processos Especiais; Sr. Antonio Carlos Pereira, Gerente de P&D em Tecnologia Petroquímica; pesquisadores e engenheiros da empresa.

Após uma demonstração de fiação no novo equipamento, a comitiva percorreu as instalações do Núcleo de Competência para o Desenvolvimento de Tecnologia de Carbono, resultado da bem-sucedida parceria entre CTEx, PETROBRAS e FAPEB, para conhecer as outras atividades de pesquisa do Núcleo e as áreas de produção de piches de petróleo, planta-piloto de grafites especiais e laboratórios de análise química e caracterização de materiais.

O aumento de escala na produção de fibras de carbono, possibilitado por este novo equipamento, comprova a viabilidade técnica da tecnologia desenvolvida no CTEx para a obtenção deste material e constitui o primeiro passo rumo à instalação de uma planta-piloto para uma produção em escala capaz de atender às demandas dos projetos de P&D do Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...